Páginas

1/13/2012

Grávida e Gatos...

         Toxoplasmose
Lavar sempre as mãos, não limpar mais a caixa de areia...
 A toxoplasmose é uma infecção parasitária que atinge um grande número de pessoas no mundo inteiro, mas raramente o parasita manifesta-se como doença. Algumas pessoas têm um risco elevado de doença grave ou ameaçadora à vida por causa deste parasita. Isto inclui as crianças infectadas ao nascimento, pessoas com AIDS, pessoas com câncer, e as pessoas que se submeteram a um transplante de medula óssea ou de um órgão. 
 A toxoplasmose é uma infecção causada pelo Toxoplasma gondii, um parasita unicelular que vive a maior parte de seu ciclo de vida no corpo de gatos. Como o gato infetado pode passar milhões de parasitas de Toxoplasma diariamente em suas fezes, a toxoplasmose pode se espalhar facilmente a quase qualquer outro animal que compartilhe o ambiente com os gatos. Em humanos, o Toxoplasma entra normalmente no corpo através de água e dos alimentos. Isto também pode acontecer quando as pessoas tocam sua boca com as mãos sujas, especialmente depois de limparem o lixo do local em que o gato dorme, ou ainda quando se come carne não cozida.

Os parasitas do Toxoplasma se multiplicam dentro das células que revestem o trato digestivo humano. Eles podem se espalhar a quase qualquer órgão no corpo, inclusive o cérebro, músculos, coração, olhos, pulmões e linfonodos. Em pessoas saudáveis, o sistema imune do corpo eventualmente interrompe essa expansão, embora alguns parasitas restantes podem permanecer dormentes indefinidamente no cérebro ou na retina.

Em pessoas cujas defesas imunes estão debilitadas por causa da AIDS, do câncer ou de medicamentos imunossupressores, uma nova infecção de toxoplasmose pode se espalhar descontroladamente e pode se tornar fatal, ou ainda, parasitas “adormecidos” de uma toxoplasmose antiga podem ficar ativos novamente e causar doença grave. Esta situação é especialmente perigosa para pessoas com AIDS. Nestas pessoas, a toxoplasmose pode reativar e causar uma infecção grave no cérebro (encefalite) que pode levar a ataques epiléticos e outros problemas neurológicos. Se a doença é mantida sem tratamento, o índice de mortalidade das encefalites é muito alto. Além de ser digeridos, os parasitas Toxoplasma podem entrar no corpo através de transfusões de sangue contaminado ou por transplantes de órgãos retirados de doadores infectados. Além disso, se a toxoplasmose se desenvolver em uma mulher grávida, há 50% de chance que os parasitas atravessarão a placenta e causar toxoplasmose na criança - toxoplasmose congênita.
Prevenção
Você pode ajudar a prevenir a toxoplasmose tomando as seguintes precauções:

o Não coma carne crua, principalmente as mais exóticas,

o Lave completamente suas mãos depois que você manipulou carne crua, depois trabalhar em seu jardim, e após ter trocado a caixa de lixo do gato,

o Se você está grávida ou tem um sistema imune debilitado, não manipule carne crua ou tenha contato com gatos. Se você não puder evitar estas coisas, use sempre luvas.

o Se você possui um gato, mantenha-o em lugar fechado e alimente-o com comida comprada em loja (Pet-shop) enlatada ou seca, evitando carne crua.

o Se você tiver o HIV, você fará um exame para saber se você tem anticorpos contra a toxoplasmose em seu sangue, que indicaria que você foi infectado no passado. Se o exame for positivo, e se seu sistema imune estiver severamente debilitado, você será tratado com medicamentos, como o antibiótico Sulfametoxazol-Trimetoprim (Bactrin ®) para impedir que a doença se reative. Se o exame dos anticorpos for negativo, você será aconselhado a evitar a infecção usando as técnicas descritas acima.
BJINHOOS.. cuidem-se
OBS: tenho gato em casa , vacinado limpinho mas mesmo assim o medico pediu exames de toxoplasmose .
Muito bom fazer o exame p/ não nos prejudicar nem prejudicar nossos anjinhos que estão a chegaar..

2 comentários:

  1. E preciso ter muito cuidado e com as fezes dos animais ...Ks
    mas se for imune nao a qualquer problema.
    Beijo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. isso mesmo..
      ah naum postei as fotos do kit berço ainda pq tou sem a camera aki em ksa mas vou potar prometo xerim inté

      Excluir